Entradas populares

sábado, 12 de marzo de 2011

JACÓ E SEUS FILHOS - ABRAÃO, ISAQUE, JACÓ E JOSÉ

Podemos aprender com José sobre a pureza, a fidelidade e a confiança que tinha no Senhor. Em todas as circunstâncias, Deus nunca o desamparou "porquanto o Senhor era com ele, e tudo o que ele fazia o Senhor prosperava" (Gn 39:23)



Ler: Gênesis 29 ; 30; 35:16-18


Versículo para DECORAR: "Deus estava com José e o abençoava em tudo que fazia" - Gênesis 39:23.

APLICAÇÃO: mostrar que Deus é fiel e sempre cumpre as Suas promessas.


Introdução

(Mostre a foto da família - Leve uma foto de uma família grande, de preferência a sua, para mostrar para as crianças)
A sua família é grande? Quantos irmãos e irmãs você tem? A Bíblia conta a história de uma grande família. A família de Jacó.

Desenvolvimento

Vocês se lembram da promessa que Deus fez a Abraão? "De ti farei um grande povo". É isso mesmo! Deus abençoou a Abraão, depois a seu filho Isaque, e também, a Jacó, um dos filhos de Isaque.
Vocês se lembram que Jacó enganou seu irmão gêmeo Esaú e seu próprio pai? Jacó recebeu a bênção da primogenitura no lugar de Esaú. (Professor, recorde que a primogenitura dava ao primeiro filho o direito da bênção especial do pai e de receber a maior parte da herança da família (terras, dinheiro, gado, etc.) Por isso, precisou fugir para bem longe, porque o seu irmão queria matá-lo. Os dois passaram por muitas dificuldades, mas depois se tornaram amigos.
Passados vários anos, Jacó também foi enganado. Ele queria se casar com Raquel, porque a amava. Mas no dia do casamento, Labão deu sua filha mais velha, chamada Lia, para se casar com Jacó. Depois de uma semana, Labão permitiu que Jacó se casasse também com Raquel.
Naquele tempo era costume se casar com mais de uma mulher, mas isso não é da vontade de Deus; casamentos assim sempre dão muitos problemas.
Quando Jacó já tinha onze filhos, Deus ouviu a oração de Raquel. Ela ganhou um nenê, que se chamou José. Depois de algum tempo Raquel ficou grávida novamente, mas passou muito mal, e depois que o nenê nasceu, ela morreu. Jacó colocou o nome do nenê de Benjamim. Jacó ficou muito triste com a morte de Raquel.
Mas estávamos falando de uma grande família! Deus abençoou Jacó, dando-lhe uma grande família. Ele foi pai de 12 filhos e algumas filhas (Gn 37:35).
Dentre eles, José era um filho muito especial. Nós vamos ouvir muitas histórias sobre José.
Já imaginou se você tivesse tantos irmãos? Já pensou quanta confusão?
Jacó trabalhou e se tornou um homem muito rico. Ele e seus filhos moravam na terra de Canaã, o lugar que Deus prometeu: Deus é fiel, Ele sempre cumpre as Suas promessas.

Conclusão

Deus tinha um plano especial para esta família. Ele queria que esta família fosse uma bênção. Depois de muitos e muitos anos, Deus cumpriu Sua promessa. Ele abençoou todas as pessoas através de Jesus, Seu Filho, que nasceu desse povo. Se você aceitar Jesus como Salvador, passará a fazer parte família de Deus.

No hay comentarios:

Publicar un comentario