Entradas populares

lunes, 21 de febrero de 2011

liçao 3 : Jesus esta sempre conosco!!!

LIÇÃO 3: JESUS ESTÁ SEMPRE CONOSCO!!!

Base Bíblica: Lucas 24: 13-35
Texto para decorar: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”.Mateus 28:20B
Objetivos: Que a criança conheça a historia das duas pessoas que encontraram Jesus no caminho de Emaús. Que compreenda que Jesus está conosco sempre.
Que a criança sinta alegria ao saber que Jesus está com ela sempre.
Elementos necessários para o desenvolvimento da lição 2:
  • Bíblia
  • As figuras para a HORA DA PALAVRA
  • Uma sacola com vários objetos para a Atividade da Aplicação
  • Uma amostra da manualidade pronta
  • Uma copia da manualidade para cada criança.
  • Materiais necessários para a confecção da manualidade, giz de cera, tesouras e fita adesiva.
HORA DO INCENTIVO
Dizer: Vamos imaginar que estamos fazendo algumas atividades. Vocês podem acompanhar fazendo os movimentos que correspondem. Olhem para mim para saber que movimentos fazer. Primeiros todos sentarão. (se houver tapete que sentem nele, senão nas cadeiras)
Imaginemos que acabamos de acordar, e de levantar da cama. Estiquemos os braços para espreguiçar. (fazer o movimento) Vamos vestir a roupa e o calçado. (simule fazer isso)
Agora vamos escovar os dentes, lavar o rosto e secar com a toalha. Vamos nos pentear e vamos para a cozinha sentar e tomar o café da manhã. Tomamos o copo com leite e ahhh o leite está muito quente!!! Então bebemos devagarzinho para não queimar a língua. Que delicio o desjejum!
Jesus está conosco quando tomamos o desjejum? Quando acordamos? Sim, Jesus esta com a gente!!!!!
Agora pegamos a mochila para ir à escola e vamos ao ponto do ônibus. Fazemos sinal para ele parar. O ônibus pára, subimos, pagamos a passagem e sentamos no banco. Mas como balança o ônibus. A rua está cheia de buracos. (simular os buracos) O ônibus pára e descemos com muito cuidado para não cair. (simule todos os movimentos) Jesus está conosco quando viajamos de ônibus? Sim, Jesus esta com a gente!!!!!
Voltamos da escola e de tarde vamos para a praça brincar. Caminhamos um pouco e chegamos. Subimos na gangorra. Então agora subimos…. e depois descemos… subimos…. e descemos. Agora subimos no balanço, e balançamos para frente e para atrás…. para frente e para atrás. Jesus está conosco na praça? Sim, ele está conosco!!!
Hoje é um dia muito quente! Faz muito calor! (faça os gestos) Vamos entrar na piscina. Vejamos se a água está fria. Coloquemos primeiro um pé. Ahhh, está muito fria! Entramos devagarzinho. Até chegar com a água na cintura. Brincamos jogando água um no outro. Jesus está conosco na piscina? Sim, Ele está conosco!!
A noite esta chegando! Mamãe mandou a gente para dormir. Deitamos e nos cobrimos com o lençol. Oramos e depois dormimos. Jesus está conosco quando dormimos à noite? Sim, com certeza!
(O professor pode dramatizar outras situações conforme a realidade da sua turminha, lembrando sempre de repetir a idéia de que Jesus esta com eles em todas as situações)
Dizer: Hoje vamos escutar a história de dois homens que eram amigos de Jesus. Nesse dia eles estavam muito tristes. Eles achavam que não veriam Jesus nunca mais porque Ele tinha morrido. Vejamos o que aconteceu com eles. (professor, abra a Bíblia como se fosse ler nela a história)
HISTÓRIA BÍBLICA
(O professor deverá narrar a história olhando para as crianças, não deve lê-la).
MOSTRAR A FIGURA 1 da lição 3: Era um dia lindíssimo de sol. Os pássaros cantavam alegremente e o vento balançava as folhas das árvores. Dois amigos estavam caminhando de volta para as suas casa. Ainda que o dia fosse maravilhoso, eles não estavam muito tristes. Eram amigos de Jesus e estavam desanimados porque estavam relembrando a morte terrível de Jesus na cruz.
-A vida é muito triste sem Jesus entre nós! -disse um deles.
-Sim, você tem razão. Seria fantástico que aquilo que as mulheres disseram hoje de manhã fosse verdade! Elas disseram que ele tinha ressuscitado!
- É verdade! Mas, quem poderia acreditar numa coisa dessas! Nós vimos ele morrer na cruz, e também vimos quando o sepultaram no túmulo! Essas coitadas das mulheres devem estar sonhando! Eu penso que alguém roubou o corpo do túmulo e elas não querem acreditar nisso!
COLAR A FIGURA 2 da lição 3 atrás do dois homens: De repente os dois homens ouviram passos de alguém que se aproximava por trás. Quando esse homens os alcançou, começou a caminhar e conversar com eles.
-Do que vocês estão falando? –perguntou o desconhecido- Porque estão com os seus rostos tão tristes num dia tão lindo como este?
Os dois amigos se olharam muito surpresos!
- O senhor é o único em Israel que não tem ouvido o que aconteceu em Jerusalém nestes últimos dias? –perguntaram os homens.
Aquele desconhecido parecia não saber nada dos eventos acontecidos. Então eles começaram a falar de Jesus, da sua vida maravilhosa, dos milagres que ele tinha feito e dos seus poderosos ensinos. Eles contaram como Jesus era um amigo especial e querido para todos.
- Mas tudo isso mudou! Este final de semana ele foi preso pelas autoridades e condenado a morte. A mais terrível de todas, numa rude cruz. Depois da morte, ele foi sepultado num túmulo. Sentimos tantas saudades dele! Parece mentira que tudo isto tenha acontecido com Ele! –disse um dos homens.
- Sim –disse o outro- E algumas das mulheres disseram que Ele voltou a viver! Que o viram com vida e que falaram com Ele. Mas a gente não consegue acreditar nisso!
Surpreso o homem olhou para eles e lhes disse:
-Vocês não sabem que aquilo que aconteceu era justamente o que Deus disse que aconteceria?
O desconhecido então começou a explicar as verdades sobre Jesus que estavam escritas na Bíblia. Surpresos, os dois amigos ouviam com muita atenção, pois aquele homem parecia saber muitas coisas.
Rapidamente chegaram ao povoado de Emaús, onde os dois homens moravam. A conversa no caminho tinha sido muito interessante. E quando os dois amigos perceberam que aquele homem continuaria o seu caminho, o convidaram para que ficasse com eles.
-Já esta escurecendo! Fique com a gente por favor!
O homem aceitou o convite e entrou na casa de um deles. Todos estavam com fome, assim que rapidamente se assentaram à mesa para jantar.
MOSTRAR A FIGURA 3 (com as abas já recortadas) e a figura 4 de Jesus partindo o pão da lição 3:

O visitante tomou um pão nas mãos e orou abençoando, e dando graça a Deus pelo alimento. Depois partiu o pão entre todos. De repente, os dois amigos perceberam quem era aquele homem. Se olharam muito surpresos.
-É Jesus!- exclamaram.
Nessa hora algo muito estranho aconteceu! (enquanto repete esta frase, corra o desenho de Jesus de tal maneira que a figura desapareça, ficando a parede de fundo) Jesus havia desaparecido! Não estava mais com eles!
Pularam da cadeira e se abraçaram porque agora reconheciam que Jesus estivera com eles. Agora tinham certeza que Jesus estava vivo! Que alegria sentiram os amigos de Jesus ao saber que Jesus voltara a viver! Era fantástico pensar que Jesus estaria para sempre com eles! E ainda que eles estavam muito cansados pela caminhada, os dois decidiram sair correndo de casa para voltar para Jerusalém e anunciar aos outros dicípulos que Jesus estava vivo.
- É verdade! O que as mulheres disseram é verdade! –gritavam quando chegaram e se encontraram com os outros discípulos em Jerusalém.
-Nos vimos Ele! Jesus está vivo! Ele não nos deixou!
-Sim! Falamos com ele! Nosso amigo, O senhor Jesus, vive!
APLICAÇÃO
Professor prepare com antecedência uma sacola com vários objetos. Podem ser coisas como, um tênis, uma colher, um boné, um livro, um brinquedo, uma escova de dente… etc. Devem ser suficientes elementos para que cada criança pegue um. As crianças devem sentar em círculos e a sacola com os elementos vai passando e eles vão tirando um objeto.
Dizer: Vamos repetir as palavras da Bíblia que são parte da nossa a lição de hoje: Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” Jesus disse essas palavras. É  maravilhoso pensar que Ele está conosco todos os dias em todos os momentos da nossa vida!
Agora que todos estamos sentados em círculo, eu irei passando esta sacola e você pegarão um objeto. Vocês deverão dizer o que é e quando é que esse objeto é usado. Depois todos repetiremos a promessa que Jesus nos deu na sua Palavra. Por exemplo: (tirando da sacola disse) Isto é um cachecol que é usado quando faz muito frio!
Agora todos no círculo repetem bem alto: Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”.
O Professor disse: Jesus esta com a gente ainda no frio do inverno.
CONCLUSÃO
Oremos para agradecer ao Senhor porque Ele está com a gente sempre!
MANUALIDADE
Dizer: Faremos uma manualidade que nos ajudará a lembrar que o Senhor esta conosco sempre. (professor levante cada círculo e deixe que os pequenos comentem o que esta se acontecendo nos desenhos. Comente que Jesus esta sempre conosco em cada uma das situações)
Procedimento
1)      A professora deve levar recortados os círculos pequenos para cada criança.
2)      Na aulinha as crianças pintarão as situações e recortarão o círculo grande.
3)      Pregar com fita adesiva cada círculo pequeno encima dos desenhos menores. (ficará como pequenas janelinhas)

No hay comentarios:

Publicar un comentario